Leite Materno

Fonte de energia, minerais e vitaminas

Leite Materno - Fonte de energia, minerais e vitaminas

Mamãe e bebê durante a amamentação. Acervo Costa Brasil

Leite Materno – Fonte de energia, minerais e vitaminas

Esse é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida.

Para se ter uma ideia, o leite materno é uma grande fonte de:

  • energia (com 98% da sua composição de gordura em Triglicerídeos);
  • minerais (como Ca, Fe, Zn, Cu, entre outros);
  • vitaminas (A, D, E, K, C e complexo B).

Além disso, também possui uma estrutura denominada Colostro, com uma enorme capacidade regenerativa, que auxilia no desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses e o nutre para toda a vida.

(Fonte: https://imeb.com.br/melhores-alimentos-do-mundo/)

De que é feito o leite materno?

Aqui estão alguns dos outros constituintes do leite humano presentes em todas as sessões de alimentação, muitos dos quais não podem ser replicados:

  • Milhões de células vivas. Estas incluem glóbulos brancos, que reforçam o sistema imunitário e células estaminais, que podem ajudar no desenvolvimento e regeneração dos órgãos.
  • Mais de 1000 proteínas que ajudam o seu bebé a crescer e a desenvolver-se, ativam o seu sistema imunitário e desenvolvem e protegem os neurónios no seu cérebro.
  • Todas essas proteínas do leite materno são compostas de aminoácidos. Existem mais de 20 destes compostos no seu leite. Alguns deles, denominados nucleotídeos, aumentam durante a noite e os cientistas pensam que podem provocar o sono.
  • Mais de 200 açúcares complexos denominados oligossacarídeos que atuam como prebióticos, alimentando o intestino do seu bebé com “bactérias boas”. Também impedem que as infeções entrem na sua corrente sanguínea e diminuem o risco de inflamação cerebral.
  • Mais de 40 enzimas. As enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicas no corpo. As que estão no seu leite têm tarefas como ajudar a digestão e o sistema imunitário do seu bebé e ajudá-lo a absorver ferro.
  • Fatores de crescimento que sustentam o desenvolvimento saudável. Estes têm efeito em muitas partes do corpo do seu bebé, incluindo os intestinos, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso e as glândulas, que segregam hormonas.
  • No que diz respeito às hormonas, o seu leite materno contém imensas!7 Estes químicos inteligentes enviam mensagens entre tecidos e órgãos, para garantir que trabalham adequadamente. Alguns ajudam a regular o apetite e os padrões de sono do seu bebé e ainda reforçam a ligação que tem consigo.
  • Vitaminas e minerais – nutrientes que sustentam o crescimento saudável e o funcionamento dos órgãos, além de ajudarem na formação dos dentes e dos ossos do seu bebé.
  • Anticorpos, também conhecidos como imunoglobinas. Existem cinco formas básicas de anticorpos e todas podem ser encontradas no seu leite. Protegem o seu bebé de doenças e infeções, neutralizando bactérias e vírus.
  • Já deve ter ouvido falar de ácidos gordos de cadeia longa porque têm um papel crucial no desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebé, ajudando também no desenvolvimento de um cérebro e de uma visão saudáveis. E, já adivinhou, também existem muitos destes no seu leite!
  • Os 1400 microRNAs, que se pensa que regulam a expressão genética e ajudam a prevenir ou a parar o desenvolvimento de doenças, sustentam o sistema imunitário do seu bebé e desempenham um papel na remodelação da mama.

Leite Materno Fonte de energia, minerais e vitaminas – Acervo: Costa Brasil

Apesar de já ser uma lista longa, estes são apenas alguns dos ingredientes do seu leite materno e os cientistas continuam a descobrir mais. Surpreendentemente, os níveis destes ingredientes podem flutuar ao longo do tempo, dependendo da idade e das necessidades do seu bebé.

(Fonte: https://www.medela.com.br/amamentacao/jornada-da-mae/composicao-do-leite-materno)

Gostou? Quer Receber Novidades? Cadastre-se!

Vamos lá! Deixe o seu voto!

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.