Ovos

Ovos – Minerais e proteínas que o nosso organismo precisa

Considerado o segundo alimento mais completo do mundo, os ovos possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas, além de boa parte das vitaminas que o nosso organismo precisa.

Ovos – Acervo: Costa Brasil Saúde

Ovos – Minerais e proteínas que o nosso organismo precisa

Considerado o segundo alimento mais completo do mundo, os ovos possuem todos os minerais, aminoácidos e proteínas, além de boa parte das vitaminas que o nosso organismo precisa.

  • Rico em nutrientes como folato, riboflavina, selênio e colina;
  • Possui as vitaminas A, D, E, K e B12, além de diversos sais minerais e lipídeos;
  • Baixa concentração de gordura (em torno de 5 gramas), sendo que apenas 1,5g corresponde a gorduras saturadas.

E o melhor: é prático, barato e perfeitamente aplicável em inúmeras receitas. Realmente, um dos melhores alimentos do mundo, concorda?
Para se guiar melhor na alimentação, vale ressaltar: os lipídios, minerais e vitaminas estão localizados na gema e as proteínas correspondem a maior parte da clara.
(Fonte: https://imeb.com.br/melhores-alimentos-do-mundo/)

08 Benefícios dos Ovos na Alimentação

  • Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
  • Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
  • Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
  • Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
  • Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
  • Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
  • Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;7

Seja qual for o alimento, deve ser preparado e consumido de forma adequada conforme a qualidade e quantidade. Mas fique atento a alergias e outros impedimentos.

Ovo cru aumenta risco de infecção intestinal

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela, que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

A melhor escolha é consumir o ovo cozido ou frito sem adição de óleo ou manteiga, para não aumentar a quantidade de calorias e de gordura consumida na dieta.

Até a Próxima!


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