Crescimento dos serviços de saúde em farmácias

Crescimento dos serviços de saúde em farmácias
  • Crescimento dos serviços de saúde em farmácias

Exames rápidos – o que determina as possibilidades nessa área é a tecnologia, ressalta Dias. “Isso porque não há uma pré-determinação do que pode ser feito”. Então, a oferta de exames rápidos depende que sejam cada vez mais disponibilizadas no mercado soluções tecnológicas a partir do desenvolvimento de novos equipamentos com acurácia, segurança e bons níveis de sensibilidade, equiparados aos laboratórios.

Consulta farmacêutica – outro fator que Dias destaca, para a promoção da atenção básica à saúde nas farmácias, é o acolhimento pelo farmacêutico. “A consulta farmacêutica, por mais que seja um serviço relativamente simples, é muito importante nessa época de digitalização, pois permite humanizar o atendimento”.

Telefarmácia – a Resolução 727 do Conselho Federal de Farmácia, de junho de 2022, permite o exercício da farmácia clínica de forma remota para teleconsulta farmacêutica, teleinterconsulta/ telemonitoramento ou televigilância e teleconsultoria. Na interconsulta, por exemplo, quando o farmacêutico percebe que não consegue avançar em um desfecho no atendimento presencial, pergunta se o paciente quer chamar um médico de forma remota. Caso positivo, ele passa para o médico dados como pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio e triangula, explica Dias.

Triagem de problemas de saúde – ele avalia que a farmácia pode funcionar como um ponto de triagem em relação à atenção básica à saúde por ter bastante capilaridade. Ela é fundamental para saúde como um todo, tanto para a saúde pública como para a privada. “Apesar de termos 38 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil, nem sempre a acessibilidade deles é a melhor e faltam insumos às vezes”.